Quem tem um negócio sabe que vender online atualmente é essencial para garantir o sucesso de uma empresa. Se em tempos normais ter um canal de vendas na internet já era muito importante, em tempos de pandemia e de distanciamento social, quem não aposta em e-commerce acaba ficando muito atrás da concorrência. Mas se você já tem uma loja online há algum tempo, ou quem está começando nesse meio agora sempre está em busca de encontrar maneiras para impulsionar as vendas. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a fazer seu e-commerce vender ainda mais.
1. Aposte em uma loja virtual funcional e com design atrativo:
Sabe aquela máxima que diz que a primeira impressão é a que fica? Isso vale também para as lojas online. Um bom design conta muito e é o primeiro contato que um cliente terá com o seu e-commerce. Sites com design atrativo parecem mais profissionais e oferecem mais segurança ao usuário. Porém, não adianta muito ter um site com um design super bem pensado se esse site não funcionar bem, travar, e não oferecer uma experiência de compra satisfatória. Para que você consiga converter mais vendas é preciso apostar em um site que chame a atenção do cliente, mas que ao mesmo tempo ofereça uma experiência de navegação satisfatória para que ele finalize a compra sem maiores problemas.
2. Ofereça design responsivo:
Na hora de desenvolver uma loja virtual, também é muito importante que você pense em design responsivo. Isso nada mais é do que um design que se adapte de maneira automática a diversos dispositivos. Se existe algo que pode desencorajar a compra do seu futuro cliente é ele receber, por exemplo, um link da sua loja via WhatsApp no celular e, na hora de abrir, perceber que o site está todo desconfigurado no dispositivo. Por isso, na hora de colocar seu site no ar, certifique-se que ele funcionará bem em todas as plataformas.
3. Alie o site com uma boa estratégia de marketing digital:
Ter um site bonito, bem desenvolvido e que funcione da maneira correta é muito importante para o sucesso do seu negócio, mas isso não é o bastante se você não aliar tudo com uma boa estratégia de marketing digital. Invista em uma boa presença nas redes sociais, ofereça aos seus clientes conteúdo relevante em um blog e se certifique se seu site estará bem posicionado em buscadores como o Google, por exemplo. Uma boa estratégia de marketing aliada com um site bem desenvolvido é com certeza uma das chaves do sucesso.
4. Tenha uma boa variedade de formas de pagamento:
Muitas lojas virtuais ainda estão naquela velha fórmula de só aceitar cartão de crédito na hora da compra e isso pode ser um grande complicador na venda. Se você deseja vender bastante, o ideal é que a sua loja ofereça uma certa variedade de formas de pagamento como cartão de crédito, boleto, etc. Além disso é interessante que você mostre ao seu cliente que o pagamento é feito de forma segura e que os dados não irão vazar de maneira alguma. Colocar a opção de compra com um clique também é uma boa alternativa para clientes que compram bastante no seu site.
5. Tenha um pós-venda satisfatório:
Lembre-se que para vender bem na internet é preciso garantir ao consumidor que ele terá respaldo da loja caso algo aconteça depois da compra. Tenha um bom serviço de logística reversa no caso de troca ou devolução, autorize a troca grátis durante um período e ofereça uma comunicação rápida e eficiente quando houver algum problema. Não existe nada mais frustrante para a experiência de compra do que um pós-venda que não solucione problemas. Tenha isso em mente se quiser continuar com um bom volume de vendas.
Se você tem um e-commerce e está querendo aumentar seu volume de vendas, você precisa conhecer a Oxi. Somos uma agência especializada em desenvolvimento de websites e temos um time de profissionais capacitado para desenvolver seu e-commerce ou site da melhor maneira possível. Quer saber mais? Entre em contato conosco!