Na hora de desenvolver um e-commerce é natural que surja a dúvida sobre qual plataforma utilizar. Em uma pesquisa rápida sobre plataformas para lojas virtuais provavelmente você já leu sobre algumas como WooCommerce, NuvemShop e Loja Integrada. Mas como saber qual é a melhor para o seu negócio? Será que é simplesmente escolher aquela que é mais barata ou é preciso levar outras coisas em consideração? Se você está confuso, reunimos algumas informações que podem te ajudar:
Nuvem Shop:
Uma das plataformas de e-commerce mais populares do mercado, a NuvemShop é muito utilizada por não exigir nenhum conhecimento de programação para ser desenvolvida. O sistema permite que o usuário escolha um tema entre vários disponíveis na plataforma e não é preciso um programador para colocar a loja no ar.
Isso facilita muito todo o processo, mas existem algumas questões complicadas ao escolher uma plataforma pré-pronta. A principal delas é que a sua loja fica sem identidade e muito parecida com várias outras lojas que existem no mercado. Além disso, podem haver questões com o servidor que em geral é mais instável e pode não aguentar muitos acessos de maneira simultânea.
Lojas desenvolvidas em NuvemShop tem integração com plataformas como Mercado Livre, Facebook e Google Shopping e podem ser uma alternativa interessante caso o seu negócio seja muito pequeno ou você realmente tenha um orçamento muito limitado para investir.
Loja Integrada:
Muitas pessoas acham que a Loja Integrada é uma opção interessante porque existe um plano gratuito em que é possível deixar o site no ar sem pagar nada por ele. Essa é uma alternativa que parece muito atrativa, já que colocar um site no ar sem pagar mensalidade parece o melhor dos mundos.
Esse tipo de loja pode até funcionar se você vender pouquíssmos produtos por mês e não se importar em fazer seu negócio crescer. Caso você tenha qualquer ambição de ver o seu negócio prosperar e ganhar mais acessos, plataformas que oferecem hospedagem gratuita estão longe de ser a melhor opção já que existem limites de tamanho de arquivo, tráfego, entre outros. Todas essas limitações podem criar um site pouco estável e que não aguenta muito acessos.
A Loja integrada também possui planos pagos e boa integração com marketplaces como Mercado Livre. Caso você realmente não tenha intenção de criar sua loja a partir de uma agência, essa pode ser uma boa opção para o começo de um negócio.
WooCommerce:
Uma das plataformas mais utilizadas por e-commerces no mundo todo, o WooCommerce tem a vantagem de ser uma plataforma extremamente personalizável. Com a ajuda de um programador e uma agência competentes, você pode criar a sua loja virtual do modo como sempre sonhou. Por ser integrado ao WordPress, o WooCommerce cria uma interface simples e fácil de utilizar.
Lojas criadas em WooCommerce vem com a desvantagem de precisar de profissionais capacitados para desenvolver e colocar a loja no ar. Em contrapartida, e-commerces desenvolvidos nessa plataforma são mais estáveis e tendem a ter menos problemas com manutenção. Além disso, o Woocomerce permite também integração com diversas plataformas de marketplace, além de integração com várias ferramentas do Google, calculadoras de frete, entre outros.
Se você quer criar uma loja virtual, é ideal que você pesquise bem sobre todas as plataformas disponíveis e escolha aquela que mais atenda às suas necessidades. Se precisar contar com a ajuda de uma agência que entenda de desenvolvimento de e-commerce, não deixe de entrar em contato com a OXI lojas virtuais. Somos referência na criação de lojas virtuais em Londrina e temos um time de profissionais pronto para te ajudar. Visite nosso site!