Descrição
Antes de adicionar seu primeiro produto, vamos nos familiarizar em como funcionam os atributos, tags e categorias de produto.
Categorias de produtos
As categorias e tags de produtos funcionam da mesma maneira que as categorias e tags normais que você tem ao escrever posts no WordPress. Elas podem ser criadas, editados e selecionadas a qualquer momento. Isto pode ser feito quando você cria um produto pela primeira vez ou volta e edita o produto ou especificamente a categoria/tag.
Atributos
Eles podem ser adicionados por produto ou você pode definir os atributos globais para a loja inteira usar (por exemplo, na navegação em camadas).
Para saber mais, consulte: Como gerenciar as categorias, tags e atributos de produto
Tipos de produtos
Com os atributos e categorias definidos e o gerenciamento de estoque configurado, podemos começar a adicionar produtos. Ao adicionar um produto, a primeira coisa a decidir é que tipo de produto é.
- Simples – abrange a grande maioria de qualquer produto que você pode vender. Produtos simples são enviados e não têm opções. Por exemplo, um livro.
- Grupo de produto – uma coleção de produtos relacionados que podem ser comprados individualmente e são compostos somente por produtos simples. Por exemplo, um conjunto de seis copos de vidro.
- Virtual – um que não é necessário entrega. Por exemplo, um serviço. Ativando isso, desativa todos os campos relacionados à entrega, como as dimensões da entrega. Um produto virtual também não acionará a calculadora de frete no carrinho e na finalização da compra.
- Baixável – ativa campos adicionais onde você pode fornecer um arquivo baixável. Após uma compra com sucesso, os clientes recebem um arquivo baixável como um link no e-mail de notificação do pedido. Isto é adequado, por exemplo, para um álbum digital, revista em PDF ou foto.
- Externo ou Afiliado – um que você lista e descreve em seu site, mas é vendido em outro lugar.
- Variável – um produto com variações, cada uma delas pode ter um REF, preço, opção de estoque diferentes, etc. Por exemplo, uma camiseta disponível em diferentes cores e/ou tamanhos.
- Outros tipos são frequentemente adicionados por extensões. Por exemplo, o WooCommerce Subscriptions (disponível somente em inglês) adiciona novos tipos de produtos, assim como o WooCommerce Bookings (disponível somente em inglês).
Como adicionar um produto simples
Adicionar um produto Simples é similar a escrever um post no WordPress.
- Vá para WooCommerce > Produtos > Adicionar novo. Você então tem uma interface familiar e imediatamente deve se sentir em casa.
- Insira o Título e a Descrição do produto.
- Vá para o painel de Dados do produto e selecione baixável (digital) ou virtual (serviço), se aplicável.
Nota: Os produtos virtuais não necessitam de entrega — um pedido com produtos virtuais não calculará os custos de entrega.
Dados do produto
A meta caixa de Dados do produto é onde a maioria dos dados importantes é adicionada para os seus produtos.
Seção geral
- Preço
- Preço – Preço regular/normal do item
- Preço promocional – Preço com desconto do item que pode ser programado para determinados períodos. A promoção expira às 11:59pm da data final especificada
- Taxa
- Status da taxa – Tributável / Somente entrega / Nenhum
- Classe de taxa – Escolha qual classe de taxa deve ser aplicada
Seção de inventário
A seção de inventário permite gerenciar o estoque do produto individualmente e definir se é permitido receber pedidos sob encomenda e outros. Isto torna possível que você venda os produtos e permite que os clientes adicionem os produtos no carrinho para comprar.
Ativar gerenciamento de estoque deve estar selecionado em Configurações de inventário de produtos; caso contrário, somente a opção ‘Status do estoque’ estará visível na Caixa de inventário de dados do produto.
Opções quando o gerenciamento de estoque a nível de produto está desativado. Você é responsável por atualizar o Status do estoque.
Opções quando o gerenciamento de estoque a nível de produto está ativado.
- Insira a Quantidade em estoque, e o WooCommerce gerencia automaticamente o inventário e atualiza automaticamente o Status do estoque como Em estoque, Fora de estoque ou Sob encomenda.
- Selecione se deseja Permitir encomendas.
- Limiar de estoque baixo – Insira um número no qual você será notificado.
- Selecione a caixa Vendido individualmente para limitar o produto em um por pedido.
Seção de Entrega
- Peso – Peso do item.
- Dimensões – Comprimento, largura e altura do item.
- Classe de entrega – As classes de entrega são usadas por determinados métodos de entrega para agrupar produtos similares.
Seção de Produtos relacionados
Usando Aumentar vendas e venda cruzada, você pode promover seus produtos de forma cruzada. Eles podem ser adicionados ao pesquisar por um produto específico e selecionando o produto na lista suspensa:
Após adicionar, eles são listados no campo de entrada:
Aumentar vendas são exibidos na página de detalhes do produto. Estes são produtos que você pode incentivar os usuários a comprar junto, com base no produto que estão visualizando no momento. Por exemplo, se o usuário estiver visualizando a página de listagem de produtos de café, você pode exibir chaleiras na mesma página como uma forma de aumentar vendas.
Vendas cruzadas são produtos que são exibidos com o carrinho e relacionados ao conteúdo do carrinho do usuário. Por exemplo, se o usuário adicionar um Nintendo DS ao carrinho, você pode sugerir que ele compre uma caneta stylus de reposição quando chegar na página do carrinho.
Grupo de produto – Usado para adicionar um produto como sendo parte de um grupo de produtos. Mais informações abaixo em: Grupo de produto.
Seção de Atributos
Na aba Atributos, você pode atribuir detalhes a um produto. Você verá uma caixa de seleção contendo os conjuntos de atributos globais que você criou (por exemplo, plataforma). Mais em: Como gerenciar categorias, tags e atributos de produtos.
Depois de escolher um atributo na caixa de seleção, clique em adicionar e aplique os termos fixados a este atributo (por exemplo, Nintendo DS) para o produto. Você pode ocultar o atributo no site, não selecionando a caixa de seleção Visível na página de produto.
Os atributos personalizados também podem ser aplicados, escolhendo Atributos personalizados do produto na caixa de seleção. Eles são adicionados a nível de produto e não estarão disponíveis na navegação em camadas ou em outros produtos.
Seção Avançado
- Nota da compra – Insira uma nota opcional para enviar ao cliente após a compra do produto.
- Ordem do menu – Posição de ordem personalizada para este item.
- Ativar avaliações – Ativar/desativar as avaliações de clientes para este item.
Breve descrição sobre o produtoPAGE_BREAK: PageBreak
Adicione um resumo. Isto geralmente aparece próximo das imagens do produto na página de listagem e a descrição completa aparece na aba Descrição do produto.
Incorporações de vídeo (oembed) podem ser usadas, a partir da versão 3.1x.
Taxonomias
No lado direito do painel Adicionar novo produto, existe a categorias de produto nas quais você pode colocar o seu produto, similar a um post padrão do WordPress. Você também pode atribuir tags de produtos da mesma maneira.
Imagens do produto
Adicione uma imagem principal do produto e uma galeria de imagens. Mais em: Como adicionar imagens e galerias de produtos.
Como definir as opções de visibilidade no catálogo e o status de destaque
No painel Publicar, você pode definir a Visibilidade no catálogo para o seu produto.
- Loja e resultados de pesquisa – Visível em qualquer lugar, nas páginas da loja, nas páginas de categorias e nos resultados de pesquisa.
- Apenas na loja – Visível nas páginas da loja e nas páginas de categorias, mas não é visível nos resultados de pesquisa.
- Apenas nos resultados de pesquisa – Visível nos resultados de pesquisa, mas não é visível na página da loja ou nas páginas de categorias.
- Oculto – Apenas visível na única página do produto – não é visível em nenhuma outra página.
Você também pode definir se o produto é promovido em categorias de produtos, aumentar vendas e produtos relacionados como um Produto em destaque. Por exemplo, você pode selecionar a caixa Em destaque em todos os pacotes que você vende.
Outras maneiras de definir como Em destaque são descritas na seção abaixo: Selecionar um produto como Em destaque.
Como adicionar grupo de produto
Um grupo de produto é criado da mesma maneira que um Produto simples. A única diferença é que você seleciona Grupo de produto no menu suspenso do Tipo de produto.
Criar o grupo de produto
- Vá para: WooCommerce > Produtos > Adicionar novo.
- Insira um Título para o grupo de produto, por exemplo, conjunto de Volta às Aulas
- Role para baixo até Dados do produto e selecione Grupo de produto no menu suspenso. O preço e vários outros campos desaparecem. Isto é normal porque um Grupo de produto é uma coleção de ‘produtos filhos’, que é onde você adiciona estas informações.
- Publicar.
O grupo de produto ainda é um grupo vazio. Para este Grupo de produto, você precisa
- Criar produtos e adicioná-los
- Adicionar produtos filhos existentes
Tendo a opção de criar os Produtos simples primeiro e adicioná-los a um Grupo de produto posteriormente; ou criar um Grupo de produto primeiro e adicionar os Produtos simples posteriormente, oferecendo flexibilidade para adicionar Produtos simples a mais de um Grupo de produto.
Adicionar produtos ao Grupo
- Vá para: WooCommerce > Produtos > Adicionar novo.
- Selecione o Grupo do produto ao qual você deseja adicionar os produtos.
- Role para baixo até os Dados do produto e vá para Produtos relacionados.
- Selecione Grupo de produto e digite o nome do produto para encontrá-lo.
- Clique nos produtos que você deseja adicionar.
- Atualizar.
- Você pode arrastar e soltar para reordenar o Grupo de produtos. Depois de clicar em Atualizar, a nova ordem será exibida na página do produto.
Como adicionar um produto virtual
Ao adicionar um produto Simples, você pode selecionar a caixa de seleção Virtual no painel do tipo de produto.
Com Produtos variáveis, esta caixa de seleção é movida para cada variação
Ativando isto, desativa todos os campos relacionados à entrega, como dimensões da entrega. Um produto virtual também não acionará a calculadora de frete no carrinho e na finalização da compra.
Como adicionar um produto baixável
Ao adicionar um produto simples, você pode selecionar a caixa de seleção Baixável no painel do tipo de produto. Isto adiciona dois novos campos:
- Caminho do arquivo — Caminho ou URL para o seu arquivo baixável.
- Limite de download – Limite do número de vezes que o cliente pode baixar o arquivo. Deixar em branco para downloads ilimitados.
Para máxima flexibilidade, os produtos baixáveis também estão sujeitos a um custos de entrega (se, por exemplo, você estivesse oferecendo um pacote e uma versão baixável de um produto, isto seria o ideal). Você também pode selecionar a caixa Virtual se o produto baixável não puder ser entregue.
Nota: Se o E-mail de pedido concluído não conter os links para download, consulte este Guia de solução de problemas.
Adicionando um produto externo/afiliado
Selecione ‘Externo/Afiliado’ no menu suspenso do tipo de produto. Isto remove as abas desnecessárias, como taxa e inventário, e insere um novo campo de URL do produto. Este é o destino onde os usuários podem comprar o produto. Em vez de botões Adicionar ao carrinho, eles visualizam um botão Leia mais direcionando-os para este URL.
Como adicionar um produto variável
Produtos variáveis
Consulte Produto variável para um guia sobre como criar um produto com variações.
Como duplicar um produto
Para economizar tempo, é possível usar um produto e duplicá-lo para criar produtos similares com variações e outras características.
Vá para WooCommerce > Produtos e procure na lista por um produto que deseja replicar e, em seguida, clique em Duplicar.
Como excluir um produto
Para excluir um produto:
- Vá para: WooCommerce > Produtos.
- Encontre o produto que deseja excluir.
- Posicione o mouse na área abaixo do Nome do produto e clique em Lixeira.
Selecionar um produto como Em destaque
Para selecionar um produto como em destaque, vá para: WooCommerce > Produtos e selecione a Estrela na coluna em destaque. Como alternativa, selecione Edição rápida e, em seguida, a opção Destaque.
Filtrar ou ordenar os produtos
Além das opções abaixo, o Personalizador do WooCommerce oferece a capacidade de personalizar seu Catálogo de produtos. Vá para: Personalizador do WooCommerce – Catálogo de produtos.
Como filtrar os produtos
Use a função Filtrar para obter uma contagem de produtos, visualizar os produtos por tipo ou ver quais produtos estão Sob encomenda ou Fora de estoque.
- Vá para: WooCommerce > Produtos.
- Selecione uma Categoria, Tipo de produto e/ou Status do estoque, ou qualquer combinação dos três.
- Clique em Filtrar.
Ordenação de produtos
A ordenação é diferente de Filtro, pois você pode arrastar e soltar os produtos para reordená-los.
- Vá para: WooCommerce > Produtos.
- Selecione Ordenação.
- Selecione uma Categoria, Tipo de produto e/ou Status do estoque, ou qualquer combinação dos três.
- Clique em Filtrar.
Agora você pode arrastar e soltar os produtos na ordem que desejar.
ID do produto
Às vezes, é necessário um ID do produto WooCommerce ao usar os shortcodes, widgets e links.
Para encontrar o ID, vá para Produtos e posicione o mouse sobre o produto que você precisa do ID. O número do ID do produto é exibido.
Permitir Pedidos sob encomenda
Selecione se deseja permitir pedidos sob encomenda no menu suspenso, se você estiver gerenciando o estoque de um produto. Use as Notificações avançadas (compra separada) para ajudar a notificar alguém que não seja o administrador da loja se pedidos sob encomendas forem realizados.
Para permitir pedidos sob encomenda, o Status do estoque deve ser definido como Em estoque, mesmo que a Quantidade em estoque seja 0 ou menos.
A maioria dos métodos de pagamento faz a cobrança imediata. Se você desejar esperar para fazer a cobrança dos clientes por um item quando ele voltar ao estoque, use o WooCommerce Waitlist (compra separada) para enviar um e-mail a todos os usuários, notificando-os de que o item está novamente em estoque com um link para a compra.
Loja virtual em WooCommerce: Faça o cadastro de produtos de maneira fácil
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